12.04.2012

Fotografando suas crianças

Sem categoria

Há tempos venho pensando em escrever um post sobre fotografia infantil. Como fotografar a criançada.

Quem tem filhos ou convive com crianças, sabe o quanto é gostoso registrar tudo e ter centenas de fotos pra guardar daquela fase.

Mas esse é um post para as mamães e papais. Se você é profissional, penso que esse post não vai te acrescentar muita coisa.
Sempre que vou fotografar crianças, escuto das mães: “Eu tento fazer fotos assim, mas não consigo”. Ou: “minha câmera é muito simples, não dá!”

Mães, não há equipamento que te impeça de ter fotos lindas. Ainda mais tendo quase 24 horas pra pegar momentos espontâneas, um sorriso, comendo algo que elas adoram, a vibração por ganhar uma partida do vídeo-game, a concentração com algum brinquedo e até a carinha emburrada por não poder fazer algo que queira naquele momento.

Muitas crianças se intimidam com a câmera, mesmo as câmeras caseiras. Muitas outras fazem poses (gosto de fotos posadas, mas precisamos ter todos os momentos, até os inesperados). Com vocês, isso é muito mais fácil, pois estão acostumadas com suas presenças – diferente da nossa (fotógrafos) que, normalmente, só nos conhecem no dia, e até ganharmos suas confianças e simpatias, leva um tempinho.

E se ainda continuarem sem querer, ou tímidas, que tal sentar e conversar? Pedir que contem sobre o dia da escola ou sobre o amiguinho novo. É uma boa. Isso distrai e, enquanto contam, vocês vão fotografando.

Para fotos espontâneas, a dica é ficar mais distante, ou se esconder atrás de algo. Assim elas não as veem e vocês terão fotos surpreendentes, pois elas estarão super à vontade pensando que não tem ninguém olhando.

Vamos falar um pouquinho de como deixar a foto proporcionalmente harmônica: se vocês forem aceitas nos mundinhos delas para fotografarem naquele momento, entrem no clima , virem criança. Sentem e deitem no chão, pensem na proporção para não parecer que a criança seja muito maior ou menor do que ela é (se essa não for a sua intenção). O ideal é que vocês estejam no mesmo nível que ela.

Flash!!! Esse é um item que, normalmente, intimida qualquer pessoa, principalmente uma criança. Então por que não aproveitar a luz natural? Dias são verdadeiros palcos de luz. Usem e abusem da iluminação natural.

Agora quero fazer um convite a vocês, mães e pais. Não estou ilustrando esse post com nenhuma foto e quero muito, mas não quero fotos feitas por mim, e sim por vocês. Então, que tal usar essas dicas e depois me mandarem fotos dos seus pimpolhos para embelezar aqui? Tô esperando no e-mail: contato@josiecunha.com.br

Espero que tenham gostado das dicas e que sirvam para começarem a fotografar a criançada.

Bjks,
Josie

 

18. 04

Chegou a hora! Vamos florear esse post com algumas fotinhas que as mamãe me mandaram. Adorei todas e estou super feliz com a participação de vocês.

 Fernanda Trindade clicou seus pimpolhos e enviou pra gente. Amei, Nanda =)

 

 Clique de Flávia Ferreira. Esse é Peu, o gatinho que vai completar um aninho em junho =)

Catarininha. A mamãe Fabrícia Pinchemel tá arrasando nos cliques. Catarina já é nossa flor cativa. Volta e meia ela aparece aqui no blog. =)

 

Mais um clique de Fabrícia. Essa é Zingarah, sobrinha e afilhada. Linda!!! Obrigada, Fá.

 

A mamãe Vanessa Juste fotografou Clarinha e nos mandou. Clarinha é muito linda e fofinha.

Meninas, um beijo pra cada uma  e um cheirinho bem gostoso nas fofuras de vocês. Obrigada pelo carinho.

3 Comentários

  1. Flávia disse:

    Adorei as dicas Josie, vou colocar em prática e logo, logo te mando uma foto de Peu. Bjos

  2. Fernanda Trindade disse:

    Adorei a idéia! Vou mandar uma foto!

  3. Renata disse:

    Que post lindo! Dá vontade de ter uma fofura em casa também! 😛


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

© Todas as fotos são protegidas pelo art. 7., inc. VII, da Lei 9610/98 de Direitos Autorais. Nenhuma foto que consta neste site pode ser reproduzida sem autorização prévia. Quer publicar? Entre em contato!

aB